O que é ser um empreendedor?

O novo mercado trouxe consigo muitas portas abertas, novas possibilidades de negócios e um mundo completamente novo e virtual. Esse mundo novo, já não é tão novo assim, isso porque já estamos a mais de dez anos enfrentando os perigos e ganhando com os benefícios dessa novidade. Se não é mais tão novo por que ainda o chamo de novo mercado?

A resposta só parecerá simples para aqueles que conhecem o consumidor, apesar do mercado digital ter crescido imensamente durante os últimos anos, o Brasil é um dos países movidos a mídias sociais, a redes sociais. Uma pesquisa recente mostrou que no nosso país, mais de 50% dos usuários de internet acreditam que a internet é o Facebook, e que o celular Android serve apenas para WhatsApp e o próprio Facebook. Isso significa que o novo mercado ainda é novo para muitos o que abre o leque de possibilidades para os manipuladores de plantão.

Hoje, a palavra empreendedorismo passou a ser usada como mérito de alguém de sucesso, um alguém capaz de ensinar todos a obterem sucesso em diversas áreas. Mas o papel de um empreendedor é ligado a inovação, a resolução de problemas em um determinado setor

O que significa que quanto mais empreendedores surgem, mais inovações nós teremos. O curioso é pensarmos sobre esse papel como a inovação, porque não é só abrir uma empresa.

Algumas pessoas relacionam o papel de um empresário com empreendedor, ignorando a ideia da inovação, esse problema cria diversas ideias e pode elevar a importante imagem de uma pessoa, como um alguém inovador. E para se tornar um empreendedor de sucesso não basta querer, é preciso saber o que fazer, como fazer e onde fazer. É preciso muito mais que dedicação, pois para muitos empreendedores é sinônimo de sacrifício.

Falamos disso pensando principalmente no empreendedorismo digital. Que as pessoas passam a ideia de que o dinheiro exorbitante surgirá rapidamente, porque um programa de TV anunciou uma criança de sucesso que criou um jogo banal e faturou mais de seis dígitos em um mês. Esses casos são mascarados, o tempo em que o jogo precisou ser desenvolvido não é exposto e ainda digo mais, o tempo gasto pelo garoto com a curva de aprendizagem também não é expressa.

Então, para empreender é preciso termos a inovação. Precisamos ter em mente a vontade de prosseguir e para isso funcionar temos de ter segurança nas ações. Uma boa alternativa é abrir a sua empresa com o endereço fiscal de teste, você pode começar a trabalhar em casa e usar um escritório virtual para abrir a empresa. Desse modo você tem irá testar os seus serviços antes mesmo do investimento maiores. O teste, é extremamente importante em todas as etapas para o amadurecimento das ideias.

Vamos conversar sobre isso nos comentários abaixo. Até a próxima.

Carlos Hallan - 31/03/2017